Assim era a saída Gávea do túnel Dois Irmãos antes da conclusão da auto-estrada Lagoa Barra, por muitos anos houve uma pendenga entre a PUC e a PDF, posteriormente o estado da Guanabara por onde o traçado da auto-estrada passaria.
Mesmo após a conclusão do túnel a discussão continuou, o acesso se dava então pela Gávea, subia-se a rua Marques de São Vicente até a rua Graça Couto, por ali se acessava o túnel, no sentido contrário saí-se do túnel e se acessava a Marques de São Vicente pela rua Álvaro Americano, onde havia um sinal de transito.
Com a conclusão da auto estrada parte da rua Graça Couto foi transformada em viaduto, passando a ter sentido inverso do que tinha, já o acesso da rua Álvaro Americano deixou de existir passando a rua então não ter mais saída.
Ano passado a saída do túnel pela Graça Couto foi fechada pela prefeitura, alegava-se que o transito dos carros que desciam a Marques de São Vicente rumo ao Jardim Botânico e a própria Gávea prejudicava o bairro, agora quem vem da Barra em direção a Gávea tem que ir até o bairro do Leblon e subir toda a Marques de São Vicente, pois a subida natural pela a Estrada da Gávea hoje infelizmente é coisa para aventureiros ou malucos, pois toda a região foi fagocitada pela favela da Rocinha.
Semana que vem farei uma série sobre o Parque Proletário da Gávea em 7 post’s, onde serão contadas várias interessantes histórias entre elas a briga da PUC como o poder público, como sempre perdendo esse.
Comments (28)
Fagocitada pela Rocinha foi ótimo!! Agora vou tirar umas férias disso aqui. Volto quando eu estiver menos atolado e menos… vamos dizer… ocupado. Eu lembro quando a gente vinha da Barra e tinha que descer a M. de S.Vicente. Era um trânsito do caramba. No horário de saída da PUC era o caos.
Bom dia André.
Eu aprovei o fechamento daquela saída para a M. de S. Vicente.
Não moro na Gávea, mas aquele povo todo que vinha da Barra e saía pela Marques fazia mal para a Gávea, sem dúvida nenhuma.
JRO :-))
” agora quem vem da Barra em direção a Gávea tem que ir até o bairro do Leblon e subir toda a Marques de São Vicente, “……. André,
Realmente acho um absurdo terem fechado a entrada da Marques de S. Vicente e termos que ir até o Leblon para ir para a Gávea!!!!!!!!!! Um absurdo !!!!!!!!!!!! Mas como o número de pessoas de influência, moradores da região deve ser grande, acontece esse tipo de coisa no rio de janeiro….. fica aqui minha indignação.
bjs
JRO,
Aquele povo que vem da Barra e passa pela Marquês de S. Vicente, talvez tenha necessidade de fazer aquilo, não? Vê-se que vc não sabe o transtorno que é dar aquela voltinha em hora de pico de trânsito…
Amigo, dê uma olhada no meu flog… Engraçado, eu me lembro do acesso ao tunel mas nao lembro do inverso… literamente apagou da minha memoria…
Abração
Realmente, foi um absurdo o arbitrário fechamento do viaduto Graça Couto. Mas também, o então diretor da CET-Rio era morador da Gávea, amigo íntimo de César Maia… mesmo com um abaixo assinado feito pela PUC, pelo Teresiado e por outros colégios da Marquês de São Vicente, o nosso pedido não foi ouvido. O trânsito na auto estrada Lagoa-Barra piorou exponencialmente, e agora é um sufoco para os moradores da Barra que estudam ou trabalham na Gávea irem para lá. Quando eu tenho aula na PUC às 9 horas então, é um horror ficar preso naquele túnel totalmente engarrafado e respirando monóxido de carbono, ter que dar o retorno até a Delegacia do Leblon. Tudo isso em nome de alguns moradores da Gávea que não queriam engarrafamento em frente às suas casas, um problema que há em todo o Rio de Janeiro – principalmente quando observa-se que piorou a vida de mais de 100 mil pessoas que devem passar pela auto estrada diariamente. Apoiar uma medida dessas é uma tolice sem tamanho: talvez ingênua, por não ter idéia das conseqüências que ela trouxe, talvez egoísta, por pensar somente no seu próprio umbigo. Mas sem dúvida uma tolice.
A solução mais draconiana é deixar a estrada da Gávea transitável, ou seja uma política habitacional séria na Rocinha, metade dela tem que ser removida !!
olha gente, podem falar que fulano de tal morador da gavea era autoridade e blah blah – mas para quem mora na Gavea e tinha que enfrentar um transito absurdo as 9 da manhã apenas para sair de casa em função de que muitos usavam o gavea como passagem para o JBotânico –
Eu não tenho a minima recordação desse local assim. Qd iamos pra, deserta, Barra, meu pai só ia pela Niemeyer.
:-)))
Tolice é sacrificar um bairro em detrimento de poucos que, parodiando o que foi dito aqui, pensam e olham apenas para o próprio umbigo.
Não me parece que a Gávea seja passagem de quem vem da Barra e vai para o centro.
O problema destes sacrificados que vem da Barra e vão para a Gávea poderia ter sua solução de outra maneira, após a saída do Tunel.
JRO,
Sacrificando um bairro, qual? A Gávea?? Em detrimentos de poucos? Quem os da Barra?? Bem, não acho que seja bem assim…
Bairros são passagens mesmo, eles tem ruas, avenidas e etc… umbigo é quem aprova essa bobajada de proibição de circulação da Barra na saída para a Marques de S. Vicente.
JRO, acho que vc precisa passar um pouquinho mais pela região , vindo como um sacrificado pela Barra, para saber como é.
É /filet, cada qual defende o que é de seu interesse, não é mesmo? Olhar além do umbigo é difícil mesmo…
Enfim, cada qual com sua opinião.
Filet, não moro na Gávea nem na Barra, meu bairro já virou passagem a muito tempo, aliás pelas características urbanas da cidade, é tendência os bairros virarem de passagem, a Urca e o Leme por pouco também não viraram, como já foi assunto num post por aqui.
Sou contra fechamento de ruas, e de bairros como foi o caso, sacrificar moradores do Leblon e dos bairros na zona Oeste foi algo na minha opinião muito errado, urbanisticamente falando, não entro nem no mérito dos trantornos causados aos moradores mas sim o que poderá acontecer.
Com a dificultação do acesso ao bairro, estabelecimentos comerciais, educacionais, e de saúde que ocupam o bairro tendem a sair, isso provocará um esvaziamento, dando chance para a decadência urbana.
Lembro que o Alto Gávea está seriamente ameaçado pela favela da Rocinha, e uma decadência dessas pode transformar o que sobra do bairro em favela.
O revolver já está apontado, e o gatilho poderá ser disparado com o mínimo movimento errado, a escola Americana já está saindo, quem ocupará os terrenos da velha escola ????
Um condomínio residêncial que não ira ser !
Gilma,
Acho que o seu problema não é o trânsito para a Gávea, mas sim de interpretação de texto….
Eu lembro bem quando tinha a passagem aberta na saída do túnel, realmente era uma espécie de “fuga” do sinal do final da auto-estrada, mas como a Marques de São Vicente é mão-dupla e no final dela afunila para retornar à auto-estrada, acabava trocando-se seis por meia dúzia, ou seja não era vantagem para ninguém, mas realmente se tornou um transtorno para que mora lá em cima, por outro lado evitou que a favela aumentasse no alto do morro. Concordo com o xará, a Rocinha (ou Roção? Latifúndio?) tem que ser removida, pelo menos dois terços dela, tem muita gente que nem tem ligação com trabalho nos bairros próximos, tem gente que mora ali e trabalha na cidade ou na Barra. Se o objetivo de uma favela é baratear o acesso do morador ao trabalho e ao colégio, porque o cara vai morar tão longe assim? Pra ficar vendo o mar do alto do morro? Longe por longe vai morar em Santa Cruz e pega o trem! Existe muita hipocrisia no governo em aceitar esse estado de coisas, queria ver se todos os moradores da Zona Sul e Tijuca parassem de pagar seus IPTU`s até que essa situação fosse resolvida, se rapidinho não sairia uma solução para o problema.
Esse fotolog é um primor !
Impressionante, fico abismado com a riqueza de fotos e com o conteudo que elas tem…
Merecem uma exposição !
parabéns !
Também não concordo com o fechamento de uma via por que os moradores se sentem incomodados, e prejudicando uma maioria. Há de se ter alternativas, mas fechar só por fechar é que não pode…
Oi, André. Veja se pode me ajudar. Tenho de apresentar um trabalho para faculdade sobre o Marcos Konder Neto. Sucede que não consigo achar nada sobre ele. Sua biografia, suas principais obras e localizações, etc. Seja na internet, seja nas livrarias.
O monumento aos pracinhas, tudo bem, é barbada. É inclusive foco do meu trabalho.
Diga, meu caro. É verdade que seu pai trabalhou com o homem? Acaso poderia ajudar-me?
Oh, sim! A prefeitura é obra dele. Mas necessito traçar um panorama mais amplo do artista.
Meu pai chegou a trabalhar com ele em algumas obras públicas, mas ele está em Teresópolis esse fim de semana e não tenho como pegar mais dados sobre o Konder.
Das obras dele só sei essas duas que v/c falou, meu pai trabalhou com ele no piranhão, a divisão interna do prédio foi feita pelo meu pai
Graças a deus fecharam aquela passagem. moro na gavea e o bairro era um inferno de carros!
Lembro bem que havia um enorme espelho convexo na boca do tunel sentido Gavea-Sao Conrado.
Me lembro desse espelho !!! Agora meio fora de propósito, o que eu me lembro o mais bem colcado ficava no largo do IBAN…
Pois é espelho convexo um negócio tão usado na Europa onde há pontos de interseções cegos..e aqui no Rio sumiram com eles..mas tudo bem né era coisa do Estado da Guanabara !
Este flog já é muito legal pelas imagens e textos do André, mas a discussão subjacente q rola é igualmente interessante!
Valeu, André, por ser tão instigante!
SANTA IGNORANCIA, REMOVER A ROCINHA, SÓ SENDO IGNORANTE OU ULTRAPASSADO PARA PROPOR UMA BESTEIRA TÃO GRANDE COMO ESSA…
Pessoal, sugiro fecharmos a Voluntários da Pátria também, afinal, Botafogo só tem sido passagem como disse Miguel Falabella em uma de suas peças de teatro. O que é isso ? É como o André comentou… A escola americana já saiu e a Rocinha vai virar o morro para o outro lado… Aí quero ver o Conde propor novamente murar a favela para conter a expansão… Em cima dos telhados as antenas de TV tocam música urbana… Os mendigos e seus esparadrapos podres tocam musica urbana…. Motocicletas querendo atenção as 3 da manhã (pela MSV) é só musica urbana.. 😛
Além disto, que sentido faz descer a MSV por ali ? Mais sinais, etc… Só para quem interessa ir para a PUC ou morador da Gávea mesmo…