- 23/08/04
- Appareil photo: Non spécifié
Hoje, já na madrugada do dia 24, Vargas pressionado, depois de uma reunião ministerial que varou a madrugada, onde foi deixado bem claro pelos ministros que o Brasil estava a beira de um golpe militar, e não havia mais como voltar atrás, Getúlio se retira para os seus aposentos, e dá um tiro em seu coração.
O estampido foi ouvido no palácio, e quando funcionários, ministros que ainda de encontravam conversando após a reunião, e a filha de Vargas, chegaram no quarto Vargas agonizava, de forma serena (se isso for possível) e logo após morre .
Ao seu lado a famosa carta testamento, expressão essa cunhada por Oswaldo Aranha, mas quem a achou foi Ernani do Amaral Peixoto, por muitos anos o chefão político do poder oligárquico do velho estado do Rio e genro de Getúlio.
Muito se discute sobre a legitimidade desta carta, principalmente por um ponto a carta é datilografada e Getúlio não sabia usar uma máquina de escrever, muitos dizem ou que ela foi feita por raposas políticas, como o próprio Aranha, Tancredo Neves e Jango após a morte de Getúlio, ou então elaborada pelo caudilho antes, que a ditou para o seu assessor José Soares Maciel Filho, hábil interprete das idéias de Vargas, que a condensou, datilografou, e fez varias cópias, sim havia mais de uma carta original, o que aumenta mais ainda as possíveis especulações dela ser nada mais que a cereja num bolo, bolo esse que foi a última manobra de Vargas para se manter na memória do povo como uma pessoas querida..
Essa é a foto do velório do Getúlio no palácio do Catete, e me foi enviada pelo Eduardo Bertoni, eu dei uma descontinuada entre a foto a linha do tempo dos textos para ficar melhor, as fotos seguintes mostrarão, a comoção da população na cidade, o caos que tomou conta das ruas, e depois a queda do culto à personalidade !!!
Comments (31)
Cadê o anuncio da exposição no metrô? Assim preocupado com os fatos da história você esta´despreocupado com os fatos da sua!
Ótimo registro da História!
Calma seu Zé é que esse texto já estava pronto, o anûncio já tá lá !!
Que bela inciativa essa da exposição. Parabéns!
Grande reportagem, André! Meus parabéns!
Teu flog sempre fantástico e didatico.
Grande amigo. Saudades.
Passa lá e de uma espiada. Valeu pela força neste praticamente um ano de trabalho. Consegui…..
Abração
Amilton
A “carta” é na verdade um documento encomendado ou por Getúlio ou pelo seu grupo. E quem a escreveu ( ou escreveram ) tinha o claro propósito de que ela fosse lida e relida por gerações. É curioso notar a serenidade dos seus ataques. Ainda que denunciante o documento é muito mais poético do que uma paulada contundente. Não sei quantas vezes já reli a “carta” e confesso que até hoje ela me espanta profundamente pela sua concisão e beleza. Tinha muita gente ali no grupo de Vargas que sabia escrever muito bem. Mas a verdade e quem escreveu a Carta Testamento jamais vamos saber. Alzirinha era uma das únicas, ainda viva, que teria a resposta mas levou com ela. Quem sabe ela não tenha passado o segredo à Celina ?
Cara,
Vamos divulgar mais a exposição ! O que não falta aqui é gente com acesso a mídia que pode dar uma ajuda.
André,sua Silverstar chegou…
Pois eu não tenho a menor dúvida de quem escreveu a carta, e sou amigo de quem a datilografou!!!
Quanto a exposição, irei de Metrô, lógico.
:-)))))
teorias da conspiração!!!
Esta carta é um dos mistérios, guardadas as devidas proporções, tipo Santo Graal.
Quem sabe não fala e nunca se saberá a verdade.
André, tive um probleminha e não pude ir. Sinto muito. Espero que tenha sido um sucesso e vou visitar, claro, na primeira oportunidade. Desculpe-me pela falha, mas não havia jeito mesmo.
acabei de chegar da exposição, onde tive o prazer de conhecer, não só as fotos maravilhosas mostrando uma Copacabana que não existe mais, mas também conhecer pessoalmente o André e o Roberto, esses dois expoentes de cultura, que tanto nos ajudam a conhecer melhor o Rio Antigo !
Poxa, não estava sabendo da exposição….
Vou lá ver, como disse o JRO, de metrô é logico!
😉
É a história registrada…
fantástico
A sessão Tummi foi encurtada por uma boa causa…
mas volta depois…
o caption foi atualizado…
[]s
Não exatamente. Queria dar um tom de pintura à foto, que por si já parecia uma pintura.
“Saiu da vida para entrar para a história”, você realmente tinha que reportar os 50 anos…
Beijos, Bê.
Ia ser legal uma visita guiada, mas uma vez que não tenho seu tel, vai ficar dificil… ;))))
Parabéns pela exposiçao!
Além desse fotolog que realmente é uma verdadeira aula de história você conseguiu juntamente com o Tumminelli resgatar algo que muito de nossos gorvenantes nao dao a mínima atençao.
Irei visita-la ainda essa semana.
Abraços a todos
André
Pretendo ir lá, mas gostaria de encontra-lo.
De repente amanhã no fim do dia ???
JRO :-))
Achei o orignal da carta de Getulio jogada fora aqui num caixote na garagem do meu predio. Nem ia falar nada mas agora já era, não aguentei!!
:-))) :-)))) :-))))))
ehehehe
é…. foi meu pai que escreveu a carta. Ele fez de brincadeira, mas depois que o getulio se matou era só o que tinham a mão lá no catete…
Amanhã eu ligo p/vc.
Vou dormir……zzzzzzzzz
PS – apesar do monte de brincadeiras que escreveram aqui sobre a carta-testamento, eu não estava brincando…!
Parabens pela exposição, mt boa ideia…ah saiu uma reportagem no O Globo de hj e com um comentario seu la…hehehehehehehe..abraços…
Tô com o Zé. Cadê o anúncio? Coloca o anúncio pra gente copiar e anunciar tb, caramba.
A exposição está espetacular! Meus parabéns