Construção do prédio da Central do Brasil

andredecourt's photo de 21/05/04

Uma curiosa foto da construção da Central do Brasil, vemos o prédio em estilo decô com sua grande torre ainda em fase de acabamento e término da alvenaria nos últimos andares, notem que as paredes onde hoje está o relógio ainda estão abertas, mostrando as suas lages .
Na frente da Central temos o velho prédio da estação Pedro II que ficou de pé até o término da construção do novo prédio e só então demolido .
Mesmo ampliada com a construção de alas laterais que aparecem na foto, o velho prédio já não conseguia mais atender as exigências de uma cidade que tanto crescia, e ainda mais numa época que o transporte ferroviário de passageiros ainda era lavado à sério, onde todos os trilhos levavam à Central
Em primeiro plano podemos ver um dos velhos postes de iluminação pública da cidade, que foram banidos durante a ditadura militar, sem explicações muito lógicas, pois nas áreas históricas eles poderiam ter sido mantidos, só trocando seu tipo de lâmpada de incandescente, para vapor de mercúrio ou sódio.
Cadernos do Edmundo

Comments (16)

jro 21/05/04 09:15 …
Veja só que interessante. Varias épocas diferentes nestes carros : lá no fundo tem um que pode ser anos 50 ou final dos 40, estes dois da frente são anos 30 -final, e ainda tem um calhambeque que é o mais antigo.
JRO :-))
bioaventura 21/05/04 09:16 …
Adoro fotos antigas do Rio… Além da beleza também dão uma aula de História! Cidade sempre maravilhosa!
rockrj 21/05/04 09:24 …
Belo registro! Um abraço!
sergioaraujo 21/05/04 09:35 …
que loucura de saudades
bwanis 21/05/04 11:28 …
Realmente o poste é lindo…
Pena não existir mais!
🙂
Antolog 21/05/04 11:37 …
De que ano é esta foto? Já existia a Pres. Vargas?
joelmarinho 21/05/04 11:38 …
Vi a foto e me veio um pensamento:…uái a Central tão magrinha…!
MAs é isso tudo que vc fala no texto…, ela estava “engordando”…Abraço!
beatle 21/05/04 11:51 …
Que máximo. Ali em cima que puseram o relógio?
analyzator 21/05/04 11:57 …
Esses postes de iluminação são do mesmo tipo daqueles que ainda persistem na Av. Atlântica, em Copacabana?
andredecourt 21/05/04 12:01 …
Acredito que ainda não exista a Pres Vargas, a obra da Central começou em 1937 e terminou em 1940, e essa foto mostra um urbanismo da região anterior à avenida, mas um ano depois ela começaria a ser aberta e a região se modificaria de todo
jro 21/05/04 12:05 …
Oi André,
About Mauá, eu estou sempre atrás da camera, que era uma Pentax Spotmatic naquela época.
JRO :-))
oz65 21/05/04 12:05 …
Parabéns pro Edmundo! Formidável essa foto, André! E ainda tem uns carros antigos e um calhambeque atrás do poste! Fantástico! Não conhecia nenhuma imagem dessa velha estação da Central, diminuta ao lado do grande prédio que conhecemos hoje. Muito bom mesmo!
Grande abraço e bom fim de semana!
andredecourt 21/05/04 12:09 …
Os da Av. Atlântica são de outro tipo, esses são modelos americanos do início do Sec. XX e tinham dois tipos esse com globo embaixo, e outro com a mesma base mas com uma seção maior e a luminária pendurda em uma pequena curva no seu topo, era muito comum na Lapa e Glória, ainda ha deles no beco da Sardinha.
Foram os primeiros modelos 100% feitos para o uso de luz elétrica na cidade, os outros eram adaptações dos postes em estilo francês, que tiveram seus combustores trocados por globos, e que foram sendo reaproveitados pela Light.
Existia também o modelo para áreas mais residênciais e onde havia fiação aérea, quem morou na Zona Sul, Tijuca e parte do Ramal da Central se lembra deles, eram em postes de barbará, que sofriam apliques de peças decorativas, como base, um enfeite no centro e braços em curva ou retos, e eram pintados da cor cinza .
Os da av. Atlântica pós 1936 eram modelos exclusivos, parecidos com outros da cidade, notadamente esplanada do Castelo, mas com sua seção intermediária maior, na administração Conde vários foram retirados e levados para a rua do Lavradio, apesar de estarem tombados pelo INEPAC e não serem os originais da Lavradio, que de elétricos usava o modelo da foto.
eduardo bertoni 21/05/04 16:49 …
andré, repara nos postes daquela foto que te mandei que deve ser da av. atlantica na altura do leme.
Em qual destes modelos desta verdadeira aula acima eles se enquadram?
andredecourt 21/05/04 18:19 …
Nos de 1936, e não é no Leme não, depois eu falo onde é num post
andredecourt 21/05/04 18:50 …
pera ái, aquela foto de 1924 que v/c me mandou..tava esquecendo dela.. aqueles postes são os pós reforma de 1919 da Av. Atlantica, e são adaptações dos velhos postes franceses à gás, tava confundindo com aquelas mais novas, que v/c me mandou junto com a do túnel Novo antes da “triplicação”, aquela não é no Leme..risos…

2 comentários em “Construção do prédio da Central do Brasil”

  1. Vejo com muita nostalgia o prédio com o relógio da Central.
    Aos 10 anos de idade, idos de 1974, meu pai trabalhou em uma das últimas reformas que incorporou ao relógio um comando mestre eletrônico que também gerenciava todos os demais relógios do prédio e teve grande satisfação de me levar para conhecer a forma de funcionamento do relógio.
    Lembro-me, nítidamente, abrindo uma pequena janela de um dos andares que dava acesso ao mostrador, aos ponteiros e a uma maravilhosa vista na qual, sob a ótica infantil, trêns pareciam minhocas e os carros pulgas…
    Como estava a muitos anos parado, a reforma foi amplamente divulgada nos jornais de grande circulação da época. Herdei alguns deles, guardados pelo meu pai.
    Achei a foto no site procurando uma imagem para colocar no site da minha empresa, que além das atividades em relógios de ponto e de controle do acesso, atua com relógios de fachada.
    Parabéns para vocês pela bonita foto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 64 = 68