Como todos os bairros da zona Sul desse período, o desenvolvimento urbano e a implantação das linhas de bonde andavam juntos .
O bonde chegou à Ipanema via Copacabana mais precisamente pelo velho ramal da Igrejinha, que foi estendido via rua Francisco Otaviano e Av. Vieira Souto até a rua Teixeira de Mello, onde havia uma estação, ainda por tração animal em 1902, ganhando o nome de ramal General Osório.
Mas o bairro só ganhou força a partir de 1904 quando o sistema foi eletrificado e expandido até o Bar 20, usando-se a Av. Visconde de Pirajá .
Em 1938 esse velho ramal foi desativado e substituído pelo ramal da Francisco Sá, eliminando a travessia pela praia que além de aumentar o trajeto apresentava problemas para o material rodante, como areia nas fendas dos trilhos, corrosão acentuada dos cabos e circuitos elétricos dos carris .
Vemos nessa foto a estação do ramal General Osório, estação essa que ficava nas esquinas da rua Teixeira de Melo com Rua Prudente de Morais, no quarteirão da Praia, reparem no lamaçal que era a Prudente de Morais .
Comments (18)
poxa, eh uma pena, uma cidade tao bonita como o Rio estar sofrendo desse jeito, neh….
=0*
André,vc tem alguma foto dos chifrudos(onibus elétricos,que fique bem entendido)?
Tenho sim, algumas que são bem difíceis pois esses chifrudos duraram pouco !
quando vc puder ,encaixa uma que tenha…eles tem sabor de infância ,andei muito nesses onibus
andré,
Gostaria de te enviar uma foto de ipanema nos anos 70, com o pier e tudo, me envie uma msg que te retorno com ela, se interessar é claro! :-)))
zelobo*olimpo.com.br
muito boa..
!!!
Como sempre um banho de historia aqui neste flog!!!!
Agora vamos ver se isso acontece com o metrô!
Parabéns Ipanema!
JRO :-))
PS – No caminhão tem duas rampas, só que ela são de madeira maçiça, portanto são bem pesadas.
É muito mais facil usar um outro caminhão deste tipo, que tem a rampa basculante :-)))))
A minha maior lembrança dos chifrudos é justamente a de ficar olhando o motorista recolocar as antenas na rede elétrica e o transito,lógico,totalmente engarrafado, em frente a Serzedelo Correia,isso acontecia muito…
Tudo que parecia ter uma certa organização na minha infância,hoje eu olho e virou pó…andamos igual caranguejo…devaneio,nada a ver com os chifrudos..:}
Do jeito que a coisa vai,daqui a pouco teremos horríveis focos de cidade no meio de uma malcheirosa favela.Tudo tem de ser repensado,inclusive nossa posição(o povo do Rio},com relação a incompetencia e falta de vontade de quem governa o Rio…estão desmoralizando nossa cidade ,nosso estado,por ambição política.Eu não quero que meus filhos cresçam no meio do caos,esta cidade e este estado já foram….peraí…já,não..são o coração do Brasil e nós devemos exigir o máximo de qquem está no governo,não me interessa se o senhor Maia,tem a ambição de trazer a olimpíada prá cá,será ótimo,mas antes disso,alcaide,quero esgoto,água,praças limpas,ruas bem asfaltadas,lei da cota 100 respeitada e outras cositas mais…do governo do estado…bem,que tal sair imediatamente?Já seria ótimo…
…em esta cidade e este estado, leia-se Guanabara
nessa época o q mais tinha era lamaçal 😛