Assim ficaria o pier se tivesse sido concluído
Foi a última expansão do porto do Rio, embora no projeto original do governo Rodrigues Alves vários pier’s do tipo se projetando mar adentro deveriam ter sido construídos .
As obras começaram em 1949, com o aumento do tráfego naval do pós guerra, segundo esse projeto original, o pier deveria contar com três pavimentos, para cargas e passageiros, incluindo um terraço com restaurante sendo toda a operação custeada por empresas privadas que o explorariam em regime de concessão, mas não deu certo
A obra que deveria durar 2 anos se arrastou até 1965, quando foi inaugurado somente um pier de serviço com apenas um pavimento .
Hoje está abandonado para o uso portuário e é palco de projetos, alguns mirabolantes para revitalização do Centro
Comments (13)
Mais uma aula. Obrigado.
não me importa que sejam mirabolantes… acaba que tudo no Rio é um pouco mirabolante… importa que seja funcional… :o)
mas não entendo nada disso tudo…
passei só pra dar um beijinho e dizer: “bom domingo!!” :o)
beiju!
Mais uma obra pela metade… O que falta aos politicos é o comprometimento com o povo. Por isso que fazem obras desnecessarias, obras de maquiagem, obras eleitoreiras. Foram poucos que realmente fizeram obras uteis e funcionais…
muito boas suas informações.. 😉 abs
E o prefeito ainda pensou em museu. Aí, sim, seria mirabolante. Coisa dos césares, mesmo.
E o projeto do Guggenheim para ocupar esse espaço?
Esse que é mirabolante, nada contra o Museu, mas sim contra o contrato, que na minha opinião sacrifica a municipalidade, o que não poe é ficar aquela área fantástica que é a região portuária tão decadente como está
muito bom esse flog cara ! Parabéns!
Concordo, Andre, o Museu nem seria mau se não fosse o contrato absurdo. Alguma coisa tem que ser feita naquela área…
Olha, tem um desafio e tanto para você aqui:
http://www.fotolog.net/oz65/
Uma beijoca!
Olá, André! Bem que esses piers podiam ser construídos mesmo, mas não ao custo nababesco que andaram falando na época do Guggenheim. O Centro do Rio bem merece uma revitalização!
Mas estou precisando de uma ajuda sua no meu fotolog. Vi que a Cora já te avisou, é que estou com um sério problema de memória no meu post de hoje. É sobre aquela réplica da Torre Eiffel que foi erguida no Aterro do Flamengo no final dos anos 80. Você lembra o mês e o ano em que foi erguida? E pra que evento? Se puder me ajudar, agradeço desde já. Abração!
Cara não sei mesmo, essa vou ficar te devendo não me lembro desse efendo, mas posso te dar uma pista, em 1989 no bicentenário da Bastilha
e palco mesmo… pra shows de todos os tipos. quem não gostou muito foi o pessoal do mosteiro que não consegue mais dormir à noite nos finais de semana…