Av. Atlântica – 1910


Nosso post de hoje remete mais uma daquelas fantásticas imagens as quais o Facebook e suas comunidades de amantes do Rio Antigo vem nos brindando.
A nossa imagem mostra a Av. Atlântica pouco depois de sua inauguração possivelmente em 1910 ou 11, a estreita faixa de asfalto de apenas 6 metros de largura atravessa o areal com vegetação rasteira rumo aos penedos do Inhangá. A sensação de vazio fica ainda mais intensa pois vemos o trecho que envolvido em uma disputa possessória que se desenrolava desde o séc. XIX permanecia totalmente vazio mesmo com o resto do bairro já sendo ocupado ( http://www.rioquepassou.com.br/2008/06/30/demanda-prejudicial/ ) e que só terminaria na segunda metade dos anos 20.
Reforça a tese da data, pois a foto certamente foi tirada da única construção nesse trecho da orla que poderia abrigar o fotógrafo a esta altura, a casa dos irmãos Bernardelli ( http://www.rioquepassou.com.br/2007/07/11/copacabana-primeiros-dias/ ) construída nos primórdios do bairro e antes mesmo da Av. Atlântica ser arruada. Além disso não temos nem sinal da Praça do Lido, na época nomeada de 26 de Janeiro que só começaria a ser urbanizada, de maneira bem simplória em 1912/13, também não temos  nem sinal das ruas Ronald de Carvalho, Duvivier  e Rodolfo Dantas, que embora já incluídas no plano cadastral da prefeitura não passavam de marcos fincados na areia.
Vemos que nem a calçada junto aos terrenos foi executada nesse trecho e as bases dos postes padrão Light estão assentadas diretamente na areia, os bons observadores podem notar que os combustores a gás do primeiro poste da foto estão acesos, o que indica que esta foto pode ter sido tirada nas primeiras horas da manhã, ou no final da tarde como a luminosidade por de trás do morro do Cantagalo sugere.

9 comentários em “Av. Atlântica – 1910”

  1. Impressionante mesmo… e dizer que desde esse tempo a urbanização poderia ter tomado outro rumo se as autoridades não tivessem cedido tanto à ganância.

    1. Menos da metade do atual calçadão junto aos prédios, a Atlântica foi duplicada para 12 metros somente em 1919.

      1. impressionante.
        sabe dizer de onde veio a areia jogada na praia de Copacabana, e que deu à faixa de areia existente a extensão atual?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

86 + = 96