Canteiros de Obras- Emisário Submarino

 

Nossa imagem de hoje mostra uma visita da imprensa num dos canteiros de obras do Emisário de Ipanema, em pleno Aterro do Flamengo.
O canteiro localizado na região do Restaurante Rio’s e do monumento a Estácio de Sá era na realidade uma grande fábrica de pré moldados, onde eram feitos os tubulões, que posteriormente eram levados por uma grua para a água.
Os tubulões, feitos em concreto protendido, eram moldados em grandes formas, pois chegavam a ter até 50 metros de comprimento, depois do concreto seco eram desenformados. a operação para eles flutuarem era relativamente fácil, em terra eles tinham suas bocas tapadas, e eram presos a uma estrutura metálica que possuia flutuadores, levados pela grua até a água, eram amarrados em rebocadores que os levavam até o local em que eram assentados no fundo do mar, por uma plataforma flutuante.
Por causa dessa obra a região do Aterro que engloba aquela parte em frente ao Morro da Viúva foi a última a ser urbanizada, no final dos anos 70 e ainda restam vestígios dessa função anterior como os restos do dique de proteção, em forma de gancho que até hoje aparece com muita clareza em dias de maré baixa.

7 comentários em “Canteiros de Obras- Emisário Submarino”

    1. Exato, esses são uns dos vertígios, mas quando a maré realmente está baixa podemos ver o contorno do antigo dique, eles removeram a parte de cima, mas deixaram a submersa lá

  1. Na verdade até hoje a área entre o Rio’s e o enrocamento de pedras é uma coisa meio sem definição, “terra de ninguém”.

  2. Até hoje o esgoto é jogado diretamente pelo que chamam de rio Carioca na baía, visto a tal estação de tratamento não servir de grande coisa.

    1. Marcelo, na realidadeo Rio Carioca leva o esgoto ilegal, das comunidades do alto do Cosme Velho e das ligações clandestinas, se a cidade fosse séria e esgoto fosse construído sem se pensar em votos, aliás como a ocupação irregular de encostas tb, garanto que o nível de poluição do Rio Carioca seria menos da décima parte do que ele leva hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 4 =