Saneamento da Lagoa, anos 20

andredecourt's photo de 26/11/07 

Nessa foto de Malta, infelizmente com pouca qualidade, vemos os trabalhos de saneamento e regularização das margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.
O início dos trabalhos de saneamento da Lagoa, como arruamento de suas margens, transformação de suas águas de doces para salgadas, planejamento e construção da rede de comportas e canais e aterros de partes problemáticas foram iniciados com muita força no governo de Carlos Sampaio, seguindo à risca os planos do engenheiro Saturnino de Brito.
Antes de Carlos Sampaio os trabalhos para tentar sanear a Lagoa, lugar considerado insalubre pela falta de renovação de suas águas e as constantes mortandades de peixes, aliados ainda a grandes bolsões de lama e matéria orgânica na desembocadura de algumas das bacias que desaguavam do macisso da Tijuca davam muita má fama a Lagoa, apesar de ser uma das mais belas paisagens da cidade, foram muito tímidos. Como podemos nos relembrar de post’s passados do aterro da região ionde está o Jockey hoje que se arrastava à anos.
Na nossa foto operários trabalham no preenchimento do cais de arrocamento da futura Av. Epitacio Pessoa, bem como no recorte de partes de relevo que se debruçavam nas águas impossibilitando o seguimento reto da nova via. Ao fundo vemos, imponente, a grande massa rochosa dos Morro dos Cabritos e Cantagalo.
 

Comments (6)

rock_rj 26/11/07 07:39 …

Grande registro!

luiz_o 26/11/07 11:02 …

Serão esses operários os fundadores da favela da Catacumba?

andredecourt 26/11/07 12:07 …

Bem possível Luiz, mas estudos arqueológicos há alguns anops atrás mostram que havia ocupação do local bem antes da favela, por que ali passava a trilha que chegava até a Praia Funda, até hoje um pedaço dela existe como rua, a pequena Rua Tabatinguera

jban 27/11/07 05:42 …

André, muito bom o registro e o texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 52 = 53