Rua do Ouvidor 1954


 
Nossa bela imagem de hoje saiu da comunidade Rio Antigo do Facebook e é originária do jornal Miami Herald e mostra uma rua do Ouvidor, mesmo nos anos 50 a salvo da verticalização que já destruía outros pontos do Centro, embora algo me diga que a imagem seja um pouquinho mais antiga, talvez de 1950 até 52 pela presença do prédio da Casa Colombo, na esquina da Rio Branco do qual vemos sua torreta no meio do casario da Ouvidor.
O piso de asfalto e ausência de qualquer barreira na esquina permitia o tráfego de automóveis em sua caixa, o que não deveria ser feito pela ausência de garagens e pelo grande número de pedestres, mas vemos um carro passando na Rua da Quitanda, livremente.
Estamos entre Carmo e Quitanda, junto ao prédio da seguradora Sulamérica, podemos identificar claramente o relógio e as linhas da fachada. As arcadas da iluminação pública estavam intactas e vemos que elas eram bem distribuídas, o abandono delas nas estreitas ruas da Cidade é um daqueles crimes que nossas administrações perpetraram e vem perpetrando sem nenhum amor ao velho centro do Rio.

17 comentários em “Rua do Ouvidor 1954”

  1. Perto do meio-dia, pouca gente e uma impressão de limpeza e tranquilidade.
    Uma bela foto da Rua do Ouvidor, bem diferente dos dias atuais.

  2. Essas arcadas bem que podiam ser restauradas.
    A rua ainda tem seus encantos, mas caminhar nessa região em horário comercial é irritante. O mau-cheiro, sempre presente, evidencia o pouco caso e a má-vontade das autoridades desta cidade.

  3. meu pai trabalhou por décadas no Banco Lar Brasileiro (associado ao The Chase Manhattan Bank), que ficava ali na Ouvidor, se não me engano, quase esquina com Rio Branco.
    ou seria quase esquina com a Quitanda?
    alguém sabe que empresa usa esse prédio atualmente?

      1. Exatamente!
        A agência principal do Banco Lar Brasileiro ficava onde hoje é a Livraria Saraiva na rua do Ouvidor. A agência era muito bonita e possuía 1, talvez 2, painéis de autoria de Portinari.
        Acredito que o prédio que foi inaugurado em 1960 ou 1961 era todo ocupado pelo banco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 8 + 2 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...