Conforme mencionei na Segunda passada ao postar uma foto do Mirante Dona Marta posto hoje uma foto aérea da construção da Variante das Paineiras, construída pelo DER-DF para substituir o trecho da estrada original que datava da época de Passos, partindo ela do final da Rua Alm. Alexandrino e chegando até o Hotel das Paineiras.
A nova estrava visava facilitar não só o acesso o hotel, na época um dos melhores da cidade, como também melhorar em muito o acesso ao Corcovado por carro, além de por fim, oferecer um ligação de qualidade para a integração Norte-Sul- Oeste da cidade. Pois pela Variante aumentava-se a capacidade de acesso do Cosme Velho e Santa Teresa à Estrada do Redentor, que daria a opção de acesso à Zona Norte pela Estrada do Sumaré e também à Zona Norte ou mesmo à Oeste pela Av. Edson Passos e Estrada de Furnas.
Como falamos semana passada a nova Variante ainda permitiu que se abrisse a grande parte da população a belíssima vista do Mirante D. Marta, pois a partir da Vartiante foi construído um acesso moderno e seguro ao belo platô.
Para melhorar o entendimento da imagem, a parte superior mostra a bifurcação da variante das Paineiras com a Rua Alm. Alexandrino. A via bem estreita que parte da direita para esquerda ainda no topo da imagem era a velha estrada, hoje rebatizada de Estrada Heitor da Silva Costa. Na parte inferior da imagem temos a aproximação do cotovelo que tem o trevo de acesso a Estrada Mirante D. Marta