Rua da Assembleia

andredecourt's photo from 4/17/07

Rua da Assembléia

Nesse velho postal do início do séc XX vemos a Rua da Assembleia no seu trecho final, chegando no Largo da Carioca.
Estamos logo após o Período Passos e a cidade ganhou um novo perfil, como podemos observar pela foto, a Rua da Assembleia foi praticamente duplicada em largura, na nossa foto todos os imóveis do lado esquerdo são novos, resultantes do novo alinhamento da rua.
Nessa área várias vias foram realinhadas, como a Rua Uruguaiana, como também o Largo da Carioca, de onde nosso fotógrafo tira a foto de hoje.
Mas mesmo com todas as mudanças, nos primeiros anos após elas serem implementadas a cidade colonial muitas vezes se manifestava em imóveis que não foram demolidos no bota abaixo para a abertura e alargamento de ruas.
No extremo direito inferior da foto temos um exemplo, o quarteirão entre as ruas da Assembleia, São José eo Largo da Carioca e a nova Av. Central, por incrível que pareça foi muito pouco modificado. A rua São José, nesse quarteirão só teve um pedaço extirpado para a passagem da nova avenida, o alargamento se deu do outro lado, com a construção do Hotel Avenida, já os lados da Rua da Assembleia e até mesmo do Largo da Carioca o alinhamento permaneceu o mesmo dos tempos coloniais. Isso causou por um breve espaço de tempo a convivência do colonial com o eclético muitas vezes porta a porta como no caso da nossa foto, onde vemos à direita um conjunto de sobrados coloniais algo perdidos na nova realidade urbana.
Poucos anos depois, talvez até meses esses sobrados algo foram demolido e em seu lugar construído um novo prédio, que não sobreviveu ao prolongamento da Av. Nilo Peçanha, que decretou o fim deste quarteirão, já planejada há muitos anos nos arquivos da prefeitura, mas só realizada quando da construção do Ed. De Paoli.

Comments (15)

edubt 4/17/07 10:29 AM …
O que há escrito ali na empena do prédio mais alto?
derani 4/17/07 10:52 AM …
Pelo que pude perceber, essa rua à direita seria a Gonçalves Dias e bem na esquina em frente, onde tem as primeiras casas ainda em estilo colonial, estaria o De Paoli, sendo o trecho que foi demolido um pouco mais à direita, fora da foto…
ngrille 4/17/07 10:55 AM …
Suas fotos continuam MARAVILHOSAS!!!
Abraços
andredecourt 4/17/07 10:59 AM …
Roberto a foto é muito ruim, mas parece ser algo terminando em ….Guimarães
Lefla 4/17/07 11:03 AM …
Vc viu o vídeo, André? Como essa cidade deteriorou-se em 40 anos…
edubt 4/17/07 11:08 AM …
é vero, parece mesmo ser Guimarães. Alguma firma com certeza.
TV Telefunken já ta na listas. Aliás, são 3!!!!
rockrj 4/17/07 11:33 AM …
Seria Drogaria Guimarães???
js 4/17/07 11:38 AM …
As grandes cidades da Europa se espandem e conservam seus patrimonios,aqui temos que destrir para implantar o novo.
andredecourt 4/17/07 12:04 PM …
Lefla, essa é só a parte final, tem ainda um sobrevoo pelo Centro !
 
Marcelo Almirante 4/17/07 5:40 PM …
Vale lembrar, que na época, as capitais européias também passaram por reformas urbanas, com retificações de traçado, alargamentos, criação de praças alamedas e jardins.
O Rio de Janeiro crescia, o mundo crescia. Nascia a cidade industrial.
Vale também lembrar que culturalmente o Rio de Janeiro é uma extensão da Europa, apesar de estarmos aqui longe na América do Sul, como Buenos Aires.
andreleblon 4/18/07 5:37 AM …
Muito legal
Meu avô teve uma loja de bicletas (as quais eram todas importadas na epóca) aí nessa rua, depois com a chegada da “monark” ele mudou de ramo e a loja passou a ser de eletro-domésticos, havia mais duas filiais mas a principal era aí.
A alguns anos atrás fui la ver onde ela ficava e descobri que havia virado um estacionamento.
Abraços a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 65 = 70