Terraplanagem do SDU e telhados da Feira de Amostras

andredecourt's foto van 3-4-06

Uma foto para queimar a cabeça de muitos, inclusive a minha.

Nessa foto da Associação Brasileira dos Produtores de Cimento Portland vemos a terraplanagem e concretagem das futuras pistas do aeroporto Santos Dumont em 1941.
O Angulo por sí já é bem inusual, mas é nas construções que temos o grande diferencial, principalmente na parte central da foto.
À direita vemos o ministério da Fazenda, ainda nas estruturas, percebe-se claramente que o corpo central da edificação não possui uma só parede, interna e externa, ao seu lado vemos o ministério do Trabalho, já pronto e com o seu coroamento Decô original, por trás ainda há a tênue silueta da lâmina modernista do Palácio Gustavo Capanema.
Logo abaixo dos dois ministérios, na foto, vemos o antigo pavilhão de Festas, já bem simplificado, e com algumas “alas” demolidas, o curioso são os andaimes em sua volta, demonstrando não só uma obra de pintura, mas também de retirada de ornamentos de sua fachada, por trás vemos a densa vegetação que envolve a Santa Casa de Misericórdia.
Já à esquerda vemos o conjunto decô dos prédios das Avs. Beira Mar, Calógeras e Pres. Wilson. De destaque parece-me ser o ed. Metrópole com seu coroamento peculiar, o que nos dá essa foto uma data superior a oficial, pois em dezembro de 1941 o Metrópole em foto de Malta (filho) ainda aparece em construção, muito adiantada é verdade, e nessa foto pelo menos parece-me que as obras pelo menos na perte externa e estruturas já foram completamente encerradas.
Mas é o meio da foto que nos reserva as melhores, ou piores surpresas. Um conjunto edificado e nunca mostrado em nenhuma outrta foto, vemos dois prédios baixos com cúpulas pateadas, muito simples, em estilo fascista, que não são da expo de 1922, e nem chegaram aos nossos dias.
Por outras fotos já postadas dessa região nessa época, nos faz imaginar que tais construções estariam dentro do parque de diversões que existia na região da Av. Mal. Câmara, mas é um mistério, e mistério maior é o obelisco que surge ao lado do Ministério do Trabalho, pois não é o que homengeia o Barão do Rio Branco, na praça dos Expedicionários, pois este já estava na praça desde os anos 30, e esta não fica do lado da Santa Casa.
O meio da foto é um enígma até para mim, que não gosta de postar fotos até descobrir todos os seus detalhes, mas sem dúvida essa é uma foto misteriosa que vem me deixando encafifado há mais de ano.

Comments (31)

alineperdigao 3-4-06 8:38 …
nossa, andré… agora eu tb estou encafifada! vou acompanhar o fotolog durante o dia pra ver se os outros visitantes matam a charada…
bjs
luiz_d 3-4-06 9:04 …
Se o André, o Mestre André, que sabe tudo, ficou um ano encafifado com a foto “em alta”, imaginem nós, os pobres mortais, com a resolução do fotolog.
Talvez este obelisco seja o que restou do mastro de atracação de um Zeppelin e, ali do lado, certamente é a Praça Eugenio Jardim.
PS: acho que vou ser “deletado” hoje…
jban 3-4-06 9:05 …
Será que algum mapa antigo daria alguma pista ??
A cúpula da direita está perfeitamente alinhada com a torre da Mesbla. Com o Google Earth podemos ter uma idéia da localização.
andredecourt 3-4-06 9:07 …
Nada, não consegui nenhuma ajuda, em mapas e plantas mais antigas, verdadeiro mistério essas cúpulas e esse obelisco
[email protected] 3-4-06 9:41 …
Parece ser o obelisco sim, dá para perceber a base dele. Questão de ângulo. Já as cúpulas…
[email protected] 3-4-06 10:01 …
Por outro lado, existia uma chaminé nos fundos da Santa casa: http://www.almacarioca.com.br/imagem/fotos/rioantigo/malta10.jpg
ninacarol 3-4-06 10:17 …
amo muito essa cidade, parabens pelo trabalho!
Leflaneur 3-4-06 10:54 …
O Obelisco é um menir do Asterix. E creio, na verdade, que é a tal chaminé que está lá até hoje, não?
photomechanica 3-4-06 10:56 …
Existe um estilo fascista de construção ??
Aquilo não seria uma garagem vertical de Zeppelins??
Bom dia.
:-))
edubt 3-4-06 10:59 …
Aquela cupula ai no meio parece uma mesquita.
🙂
rodperez 3-4-06 11:01 …
tambem pensei que pudesse ser uma chaminé, e não um obelisco
Waldenir 3-4-06 12:02 …
Naturalmente,é só um palpite.Mas nós sabemos que esta foi a região da Exposição de 1922.Ou seja, o local,com grandes vazios desde o desmonte do morro,se prestava bem a exposições.Me consta que houve,não sei se exatamente aí, uma Feira de Amostras em 1938,ou seja,pouco antes da foto.Se fosse o caso,explicaria os pavilhões com cúpulas,provavelmente de caráter temporário.E o obelisco faria parte do conjunto.
Que eu saiba,atualmente é um estacionamento.
andredecourt 3-4-06 12:18 …
A chaminé da santa casa está lá até hoje, e na foto ela está na frente do ministério da Fazenda
Rafael Netto 3-4-06 12:27 …
Mistério… mistério…
Estou aqui olhando no mapa e parece que a foto foi tirada na direção da rua Santa Luzia. O “obelisco” por trás da cúpula prateada, como já disseram é a torre da Mesbla. Já a chaminé que fica por trás da Santa Casa pode ser vista em frente do Ministério da Fazenda. O obelisco ao lado do Ministério do Trabalho deveria estar na região onde estão os prédios da Aeronáutica e a Av. Churchill.
Uma foto no mesmo lugar hoje em dia só mostraria os prédios da aeronáutica que ficam dentro do aeroporto, talvez do alto deles fosse possível reproduzir mais ou menos o ângulo.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
edubt 3-4-06 12:48 …
cara esses caras do ECAD são uns fisdaputa… Elaine se casa ano que vem e o ECAD cobra uma taxa absurda pra poder tocar musica em festa de casamento.
photomechanica 3-4-06 12:59 …
Não é por nada não, mas quem é Elaine?
É a dona do Roume-Tiater?
Será o tal prédio misterioso não seria a sede do ECAD?
Lefla 3-4-06 13:49 …
Quem é Elaine?
esanchez 3-4-06 14:10 …
Coloquei uma foto que mostra uma vista do outro lado do Centro, onde se pode ver este local hoje!
esanchez 3-4-06 14:16 …
Não me parece um obelisco, mas a chaminé de uma fábrica!
andredecourt 3-4-06 15:46 …
Nem pergunte Lefla, nem pergunte !!!
pcz 3-4-06 21:08 …
Posta um zoom desta parte central…
FlavioM 4-4-06 0:50 …
Descobri, hoje, através do “Alma Carioca”, este flog. Que surpresa boa, não só a qualidade do conteúdo, mas a quantidade, interesse e qualidade da “comunidade”.
Quanto à charada do André, acho que descobri uma pista boa. Tive que criar um blog para mostrar minha pista (veja aqui em baixo). Lá, postei uma foto (Malta), da Feira Internacional de Amostra, de 1934. As 2 cúpulas (que impedem a visão da igreja de Sta Luzia) estão lá. Será que o obelisco também era desta Feira? Mais um pouco de pesquisa…
http://www.flaviorio.blogger.com.br
Vinicus 4-4-06 1:01 …
Interessante a foto que o Flavio postou. Em apenas dez anos a arquietura das exposições passou de Eclética para o Art Decó. Espero que em breve ele mostre as fotos da demolição do antigo Ministério da Agricultura.
andredecourt 4-4-06 7:41 …
Flávio, você matou a charada das cúpulas, sem dúvida eram os pavilhões da Feira de Amostras de 1934
Waldenir 4-4-06 9:53 …
Eu tinha dito isso no décimo-segundo post,só errei o ano da exposição,escrevi 1938 ao invés de 1934.
FlavioM 4-4-06 16:38 …
E foi a pista do Waldenir que me levou a procurar fotos da Feira de Amostra. Crédito para ele.
Dúvidas que ficam no ar são: quanto tempo durou a exposição propriamente dita e o que foi feito destes pavilhões durante todo o tempo em que existiram? A própria foto do Malta parece ser de 1936 (não está fácil de ler a data). Vejam como parte das telhas do galpão mais próximo foi substituída, e as antigas já estavam um pouco escuras. Se isto foi em 36, apesar da “idade”, a exposição não estava fechada e abandonada (muita gente andando na foto…).
Alguém tem alguma idéia?
 
[email protected] 4-4-06 20:35 …
Quanto à foto, reparei que existe a origem dela, impressa. Não seria o caso de se verificar [com ela] se essa foto não é parte de uma série, como parece provável, dada a aridez do tema, e ver, então, as referências geográficas e históricas ?
FlavioM 5-4-06 22:56 …
André, ainda estou queimando as pestanas atrás desta chaminé/obelisco. Tenho uma tentativa, embora não ache muito provável. Você postou, em 13/03/2006, uma foto aérea dos prédios da exposição de 22, mas feita 10 anos depois. Nesta foto, há um “objeto não identificado” à esquerda do Pavilhão de Festas, mais ou menos na direção do “obelisco” na foto deste post agora. Você tem a foto de 13/03 em “alta” e pode verificar?
Honorio Vargas 9-4-06 12:52 …
Tem uma igreja israelita, próxima ao cruzamento da Tenente Possolo com a Av. Henrique Valadares, cuja arquitetura casa com a imagem vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

65 + = 74